Quem sou eu

Minha foto
Um projeto apresentado e selecionado pelo PROGRAMA MAIS CULTURA MICROPROJETOS - AMAZÔNIA LEGAL, Edição 2010. Com o objetivo de: Elaborar e Organizar um Inventário Histórico Social da Comunidade de Trabalhadores e Trabalhadoras Extrativistas da Reserva Extrativista de Ciriaco - Cidelandia - MA. A partir do registro do cotidiano dos moradores. Na quebra do coco, no labor da roça, nas festas religiosas, nas formas de lazer e outros costumes que compõem a identidade cultural da população tradicional. Esquadrinhado através da fotografia. A proposta foi elaborada e apresentada por Vanusa da Silva Lima (Vanusa Babaçu) pesquisadora sobre a Resex Ciriaco, Pedagoga e Fotógrafa Amadora.

domingo, 17 de outubro de 2010

A reserva chegou



“A reserva extrativista (resex) trouxe muita vantagem,
não só para mim mas para todos. Tem sócio
que não tinha onde cair morto. Hoje não se derruba
mais o babaçu. É uma vantagem que nem esperava.
Custou, mas chegou, quando a gente começou
esta luta, eu era bem mais novo. A resex para mim é
uma barriga cheia. O prato encheu e nunca mais secou.
Para mim a resex é tudo, tanto vejo isto de mim
quanto dos companheiros que estão aqui. Extrativista,
a gente nem era esta coisa, não ouvia nem falar,
mas a gente aprendeu a ser.” Antonio Lúcio da Silva
“Um dia fui ali para o Varjão. Aí,  o gado sai dacolá
para onde estava trabalhando, e tive que sair
do Varjão para cercar minha roça porque o gado
estava comendo. Voltei para esta estrada aqui,
cheguei perto do Zé Martins e falei: ah! se um dia
conseguisse uma terra para mim, eu sei que melhorava
mais. Aí a mulher olhou para aquele lado e
depois para mim e falou: que tal se essa terra aqui
fosse nossa um dia? Tu tá ficando é doida? onde
que nos vamos arrumar condição de comprar uma
terra dessa? E quando foi com quase dois anos, nos
recebemos o sorteio da ATARECO e aquela terra é
mesmo que fosse nossa. Antonio Gonçalves da Silva

Texto disponível: 
http://www.novacartografiasocial.com/arquivos/publicacoes/fasciculos/26_ncsa_ciriaco.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário